VOCÊ É O VISITANTE NÚMERO:


SEJAM BEM VINDOS!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

BIOS UEFI: por que esta arquitetura é importante para o mundo da computação.

 

E o que a BIOS UEFI tem para oferecer?

As melhorias que a nova arquitetura da BIOS pode oferecer para o usuário são grandes. Não só a interface se torna mais intuitiva como os recursos de segurança foram revistos e ajustados. Além disso, os novos sistemas operacionais já estão sendo projetados para maior integração com a BIOS UEFI, a exemplo do Windows 8.

Esteticamente mais agradável

A principal mudança da BIOS UEFI está na interface com o usuário. Além de menus mais didáticos e opções mais claras, será possível utilizar o mouse para acessar as opções desejadas. Chega de ficar decorando atalhos e utilizando as setas direcionais para ter acesso às funcionalidades.

Além disso, outras cores poderão ser aplicadas para tornar o menu esteticamente mais agradável e destacar melhor informações como temperatura da CPU e frequência do clock, por exemplo.

BIOS UEFI da ASUS (Fonte da imagem: Reprodução / YouTube)

Acesso a aplicativos

Outra inovação na nova arquitetura da BIOS é a possibilidade de acessar aplicativos que permitam navegar na internet, acessar emails e atualizar o software sem a necessidade de iniciar o sistema operacional. Dessa maneira fica mais fácil solucionar problemas no SO ou fazer uma varredura a procura de vírus no disco.

Maior integração pré-SO

Interagir com o sistema antes mesmo de sua inicialização não é exatamente uma novidade, porém a UEFI promete oferecer tal interatividade com uma aparência bem mais elegante e com maior flexibilidade para o usuário. A ideia é que, mais tarde, a arquitetura UEFI permita a utilização de várias ferramentas baseadas na web.

Boot mais rápido

A utilização de discos SSD e de maior espaço de execução para BIOS permitirá que a inicialização dos dispositivos plugados à placa-mãe seja muito mais veloz do que a que ocorre hoje. Além disso, a atualização do software que dá o pontapé inicial no computador diminuirá consideravelmente as configurações manuais necessárias ao conectar um novo dispositivo à máquina.

Isso acontece porque o reconhecimento dos novos aparelhos poderá ser automático, uma vez que a BIOS contém as instruções para as placas e dispositivos mais atuais, como placas de vídeo e placas de som.

(Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)

FONTE: http://www.tecmundo.com.br/placa-mae/14397-bios-uefi-por-que-esta-arquitetura-e-importante-para-o-mundo-da-computacao.htm#ixzz1b3vE4KeK

NVIDIA